O que é melhor: Texto, áudio ou vídeo?

Talvez a pergunta mais frequente de quem que colocar conteúdo na internet seja: “O que é melhor: Texto, áudio ou vídeo?”

O primeiro critério que a maioria das Psi´s utiliza é:
O que eu faço bem?

A resposta é praticamente um clichê, a maioria acha que fala melhor do que escreve. (Se você é diferente, fale nos comentários, é legal saber, tá?)

Mas, existe uma questão envolvendo texto que precisamos considerar antes de comparar texto, áudio e vídeo.

Muitas Psi´s não querem pensar em escrever porquê:

  • Demora muito;
  • “Eu nunca escrevi bem”;
  • Escrever é difícil;
  • Ninguém lê;
  • Nunca fica ótimo;
  • Sempre acho erros;
  • Etc…

Contudo, estas ideias são apenas distorções e escrever pode ser muito mais simples do que parece. Além disso, escrever faz parte de um bom script de áudio e vídeo.

O texto esta em um processo de enlaçamento com outros conteúdos. Na falta do texto, acabamos criando conteúdos que pecam no profissionalismo. Porque profissionalismo não é simplesmente uma boa imagem, um bom microfone e uma pessoa falando.

Então, se você pretende fazer bem um vídeo, áudio ou texto, vai descobrir que tem aprimorar a sua forma de escrever.

Comentário da Chateada: Mas Cadu, eu não escrevo bem, nem sei como melhorar minha escrita e nem sei se tenho tempo para isso. Não é melhor fazer do jeito que consigo?

Claro que é melhor produzir algo do que não produzir nada. Mas, conforme vamos aprendendo a criar conteúdo para nossos clientes precisaremos também refinar e amadurecer as coisas.

Costumo dizer que escrever para a internet, gravar um podcast ou filmar, tem um impacto forte na vida das pessoas. Se nós queremos realmente ajudar, precisamos nos aprimorar sempre.

O texto não pode ser comparado precisamente ao vídeo e ao áudio, porque é intrínseco (adoro esta palavra – risos) no processo de produzir qualquer coisa.

Mas, fica a questão: Como melhorar?

  1. Considere o seu nicho preferido;
  2. Invista em escrever mais;
  3. Converse com quem escreve bem;
  4. Acompanhe este blog 😉 risos

Mas, principalmente…

Lembre: Quem sabe falar, sabe escrever.

A questão é aproveitar aquilo que já temos e buscar amadurecer a escrita, seja para criar um texto ou o texto (roteiro / script) para nossos conteúdos.

Se você faz uma destas 3 coisas bem, priorize ela. Mas, invista na sua escrita, ela vai te nortear muito mais do que você imagina.

Um roteiro longe de nos engessar, oferece uma base para termos ações mais eficientes e cuidadosas com as pessoas que nos acompanham.

Então, na parte pessoal, invista no texto e priorize o melhor meio para se comunicar, lembrando que cada publico tem suas preferências também.

Você já transcreveu uma fala sua para perceber como seu pensamento fluí?

Me conte nos comentário! E tente… Vai ver como é interessante…

Abraços

 

Comente Aqui:

comments

Cadu Borbolla

“Co-Fundador do Instituto PsicoEducação, Publicitário, Palestrante e Consultor de Marketing e Marketing Digital, atuou como terapeuta por mais de 10 anos com certificação internacional e extensão universitária em hipnose, além de formação em terapia cógnito comportamental. Apaixonado por Psicologia e Desenvolvimento Humano, é graduando em Psicologia.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *